Dirigir Bem

Seguro Auto

Tipos de seguro de carro: quais são, importância e como contratar

tipo-de-seguro-de-carro
Publicado em 
11
 de 
March
de
2024
Tempo de leitura 
4
 minutos

O seguro auto é essencial para garantir a tranquilidade dos motoristas no trânsito, porém com tantas modalidades, tipos de coberturas e assistências pode ser difícil saber qual é a proteção ideal. 

Por isso, vem com a gente entender quais são os tipos de seguro de carro e como contratar:

O que é um seguro de carro?

O seguro de carro é um contrato firmado entre você e a seguradora. Neste contrato, a seguradora assume a responsabilidade de proteger o motorista e o veículo contra danos ou responsabilidades que possam surgir em situações de sinistro.

Existem diferentes tipos de coberturas, que podem ser escolhidas pelo segurado como furto e roubo, colisão, desastres naturais, seguro contra terceiros, completando assim a sua proteção no trânsito. 

E para calcular o valor do seguro auto, além das coberturas escolhidas, a seguradora leva em conta dados como a sua idade, o ano e modelo do seu carro e local onde o carro “dorme”, assim, consegue calcular o risco e te fornecer o preço exato do seu seguro. 

{{cta-component}}

Como funciona um seguro de carro?

Como já falamos por aqui, o seguro é um contrato onde você paga o prêmio do seguro e a seguradora se compromete a pagar uma indenização ao segurado pelos danos causados ao seu carro ou danos causados a terceiros, conforme o previsto em sua apólice. 

Na hora de contratar o seu seguro auto, é necessário conferir as coberturas disponíveis e ver quais se encaixam melhor no seu dia a dia. E para isso, existem várias coberturas e as mais comuns são: 

  • Danos ao veículo: cobre danos ao seu próprio veículo causados por acidentes de trânsito, colisões, incêndios ou roubo.
  • Responsabilidade civil: cobre danos causados por você a outros veículos ou propriedades durante um acidente de trânsito.
  • Danos por colisão: cobre danos causados por colisão com outro veículo ou objeto.
  • Roubo e furto: em caso de furto ou roubo, a seguradora indenizará o segurado de acordo com os termos da apólice.

Além dessas, existem outras coberturas e também pacotes de assistência 24 horas onde você tem acesso a guincho, chaveiro, assistência em caso de pane elétrica e outros. 

E para contratar o seguro de carro é simples: basta entrar em contato com a seguradora escolhida e fornecer algumas informações como idade, ano e modelo do carro e seus dados pessoais, bem como as cobras e assistenciais escolhidas. 

Quais os tipos de seguros de automóveis?

O seguro auto conta com várias opções de cobertura para proteger seu carro, afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer no trânsito. 

Com coberturas que variam do básico até as mais abrangentes, é necessário entender os diferentes tipos de coberturas oferecidas pelas seguradoras para encontrar a opção ideal. Confira as principais: 

Seguro de acidentes pessoais e passageiros

O Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) é uma exigência para os profissionais que fazem o transporte de passageiros como motoristas de aplicativos, taxistas, condutores de vans, entre outros. 

Essa modalidade de seguro tem como objetivo salvaguardar o passageiro, cobrindo acidentes que resultem em ferimentos graves, como morte ou invalidez.

O seguro APP garante indenização em situações de morte, invalidez permanente ou parcial dos passageiros e motorista, e também arca com os custos médicos e hospitalares resultantes de acidentes.

Como nesse caso o bem protegido é o passageiro, para que a seguradora cubra os custos com o conserto do carro ou danos contra terceiros, é necessário combinar o seguro APP com um seguro de cobertura básica ou compreensiva. 

Proteção contra roubos e furtos

O seguro contra roubo e furto, como o nome já diz, cobre danos associados a essas situações, geralmente garantindo a indenização total do bem. 

E o valor dessa indenização é determinado na apólice do seguro, levando em conta também o valor de mercado do carro, estabelecido na Tabela FIPE. 

Vale mencionar que o seguro de roubo e furto, só cobre danos decorrentes dessas situações, tornando o valor do seguro mais atrativo em um primeiro momento. 

Porém, é interessante combinar essa cobertura com um seguro contra colisão, terceiros, incêndios e desastres naturais caso queira uma cobertura mais abrangente. 

Cobertura de desastres naturais

A cobertura de desastres naturais foi especialmente pensada para cobrir danos causados por eventos naturais, como tempestades, enchentes, e incêndios.

A modalidade é opcional e abrange prejuízos resultantes de eventos naturais, podendo ser parcial ou total, conforme previsto na sua apólice. 

Indenização em perda total

A indenização em perda total acontece quando os danos causados ao veículo são tão grandes que pode ser inviável o seu reparo como no caso de incêndio, roubo, perda total, entre outros. 

Nesses casos, a seguradora indenizará o segurado conforme o previsto na apólice, mas no geral é o valor de mercado do carro, estabelecido na tabela FIPE. 

Seguro de cobertura básica

A cobertura básica do seguro oferece uma quantidade limitada de serviço, abrangendo situações como colisões, desastres naturais, raios, enchentes, explosões e incêndios.

Além disso, essa modalidade indeniza o segurado em casos de furto e roubo do veículo, desde que não seja possível recuperá-lo ou tenha sofrido perda total, ou seja, quando os danos ultrapassam 75% do seu valor.

Vale lembrar que as coberturas básicas variam de acordo com a seguradora. Aqui na Justos a cobertura básica inclui roubo, furto, colisão, desastres naturais e incêndio, mas você pode personalizar a sua do jeito que quiser.

Aqui na Justos a cobertura básica inclui roubo e furto pelo simples fato de que você pode personalizar a sua cobertura do jeito que quiser.

Seguro compreensivo

O seguro compreensivo, também conhecido como seguro total ou completo, oferece a máxima proteção para o seu veículo, em qualquer situação de imprevisto no trânsito. 

Essa modalidade cobre danos resultantes de colisão, capotamento, derrapagem, incêndios, roubos, eventos naturais, e danos contra terceiros. 

Seguro contra terceiros

O seguro para terceiros, também conhecido como seguro de responsabilidade civil facultativo, é uma modalidade que protege o terceiro envolvido em caso de acidente. 

A modalidade cobre despesas para reparos dos carros, indenizações por danos pessoais e corporais a passageiros, envolvidos, incluindo danos morais.

Na prática, ao acionar a cobertura para terceiros, você está protegido contra danos causados a outros carros ou pessoas, sem a necessidade de reembolsar o valor da franquia. 

Porém, vale lembrar que o seguro para terceiros não cobre danos ao seu próprio veículo, nem garante indenizações por danos físicos a você ou aos passageiros em seu carro. 

Por isso, a modalidade pode ser combinada com um seguro compreensivo, garantindo proteção contra todos os imprevistos que possam acontecer. 

Qual é a importância do seguro de veículos?

Ter um seguro para o carro é uma ótima opção para garantir que você fique tranquilo e protegido se algo inesperado acontecer com o veículo.

O seguro auto ajuda a cobrir os custos em casos de acidentes, incêndios, roubo, furto, danos naturais, terceiros e outros problemas que estão incluídos na apólice.

E se acontecer algum problema, você pode contar com a garantia de uma ajuda rápida e eficiente, como guincho para o carro, substituição e conserto das peças, auxílio em caso de pane seca e indenização em caso de perda total. 

Como escolher uma seguradora eficiente?

O primeiro passo é avaliar as coberturas oferecidas por cada seguradora. Quais são os riscos que você deseja proteger? Confira as coberturas oferecidas e selecione a seguradora que tem tudo o que você procura. 

Depois de definir as coberturas que você precisa, é hora de comparar os preços, porém, esse não deve ser o único fator decisivo. 

Vale a pena checar a reputação da seguradora, lendo o que outros clientes têm a dizer sobre ela, verificar reclamações feitas contra a seguradora e avaliar se ela tem um histórico de atendimento satisfatório.

E não esqueça de avaliar o atendimento ao cliente, que é essencial em caso de sinistros ou dúvidas.

Lembre-se, a escolha da seguradora ideal depende das suas necessidades e com a Justos, você pode ter a certeza de uma proteção completa para o seu carro. 

Na Justos, você encontra uma proposta inovadora e justa, que reflete a sua forma de dirigir. Além disso, a contratação é super fácil e personalizável e pode ser feita diretamente pelo site ou pelo app.

Quanto custa um seguro auto?

O valor do seguro de carro é determinado por uma série de fatores, incluindo o tipo de veículo, a idade do motorista e a sua localização e também a sua pontuação da classe de bônus. 

Para calcular o valor do seguro de carro, as seguradoras levam em conta esses e outros fatores como as coberturas escolhidas. 

O objetivo é determinar o risco de ter que pagar uma indenização no futuro, com base nas características do motorista e do veículo, ou seja, quanto maior o risco, maior será o valor do seguro.

Considerando os fatores listados acima, o valor médio do seguro de carro no Brasil é em média R$ 3.200 por ano para um motorista com 35 anos de idade, um bom histórico de condução e um veículo de pequeno porte, porém, esse valor pode variar. 

Como contratar um seguro auto?

O mercado de seguros oferece uma ampla variedade de opções, com coberturas e vantagens diferentes. Por isso, é importante entender o que você precisa e espera do seguro antes de contratar.

Escolha as coberturas que fazem sentido no seu dia a dia como assistência 24 horas, furto e roubo, colisão, entre outras. Assim, você garante que estará protegido em caso de qualquer imprevisto. 

Depois de definir as coberturas que você precisa, é hora de comparar preços e condições entre as diferentes seguradoras e você pode fazer isso online ou através de um corretor de seguros.

Com a seguradora escolhida, é hora de enviar a documentação solicitada como as informações do carro, condutor e outras informações que a seguradora precisar. 

Após a análise da documentação, a seguradora vai te enviar o valor do prêmio, ou seja, o preço que você vai pagar mensal ou anualmente pelo seguro. 

Por fim, verifique o valor do prêmio e leia atentamente a sua apólice, em caso de dúvidas, entre em contato com o time da seguradora para que as dúvidas sejam sanadas, evitando divergências. 

Vale mencionar que as seguradoras podem pedir uma inspeção para verificar o estado e a existência do carro antes da assinatura da apólice.

Conclusão

O seguro auto é a proteção necessária para o seu dia a dia ficar mais tranquilo no trânsito. 

Por isso, na hora de contratar o seu seguro auto, considere todos os tipos de cobertura e assistências disponíveis e escolha aquelas que você precisa.

Além disso, é necessário escolher uma seguradora como a Justos para garantir assistência e cobertura quando você precisar.

Nosso seguro conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.

Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. Tenha o preço em poucos minutos e personalize as coberturas do jeito que desejar.

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos