Novidades

Seguro Auto

Insurtech: o que é, como funciona e quais são as vantagens?

Insurtech
Publicado em 
27
 de 
February
de
2023
Tempo de leitura 
4
 minutos

Que a tecnologia chegou para impactar nossas vidas em todos os sentidos, você já sabe. Mas existe um aspecto em torno disso que ainda gera muita curiosidade e dúvida dentro do ramo de seguros. Afinal, você sabe o que é uma Insurtech?

O termo ganhou força mundialmente nos últimos anos, e tem conquistado cada vez mais o mercado brasileiro. Aos poucos, mas com objetivos ambiciosos. 

A Justos é uma das Insurtechs em ascensão no país. Por isso, decidimos trazer um conteúdo completo para explicar tudo sobre esse segmento. 

A seguir, você vai descobrir como a tecnologia pode se unir ao setor de seguros para garantir soluções transformadoras!

O que são Insurtechs?

Para entender esse nicho, vamos partir do básico. A palavra Insurtech é a junção dos termos Insurance e Technology, que em tradução livre significam Seguros e Tecnologia.

Nesse sentido, as Insurtechs nada mais são do que empresas de seguros que decidiram aprimorar seus serviços através de aplicações tecnológicas. Sejam soluções voltadas para proteger carros e residências ou oferecer assistência para viagens e seguro de vida

{{cta-component}}

Através de um modelo de negócio completamente inovador, os serviços são digitalizados e ganham novos atributos para atender melhor às demandas do mercado. 

Trazer a tecnologia para dentro de um setor considerado conservador, onde reinava a burocracia e a falta de assistência, trouxe uma verdadeira revolução. 

E as Insurtechs podem provar esse aspecto em cada detalhe de seu funcionamento e dinâmica. Sem contar o impacto direto no dia a dia do consumidor, que já diz bastante sobre o assunto. 

Entenda melhor com a gente.

Como funciona uma Insurtech? 

Após ter provocado um aumento nos investimentos de cerca de 77% entre 2019 e 2020, o setor de Insurtechs seguiu revolucionando o mercado de forma disruptiva.

Afinal, empresas que fazem parte desse leque, em sua maioria startups, têm dedicado esforços para facilitar a contratação de seguros através da tecnologia

Além de resultar em um maior número de vendas, ao abraçar completamente a transformação digital, o negócio traz inúmeros benefícios para o cliente. 

Através da automação de processos, criação de ferramentas, passando por aplicativos de smartphones, o objetivo é um só: entregar uma experiência o mais personalizada possível.

Isso é possível graças a inovações já conhecidas, como Inteligência Artificial (IA), Big Data e Internet das Coisas (IoT). E o mesmo vale para estratégias digitais voltadas para CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) e Mídias Sociais

Em outras palavras, as insurtechs são capazes de coletar e analisar grandes quantidades de dados e transformá-las em serviços mais efetivos. 

Além disso, os atributos do negócio podem ser guiados por IA. Seja para tornar a assistência mais rápida, prática e assertiva, garantir vantagens exclusivas para o cliente e muito mais.

A verdade é que adotar essas tendências de mercado otimizam também o tempo de trabalho. O resultado é um maior rendimento e menos burocracia.

Como é o mercado das Insurtechs no Brasil? 

Quando estamos falando de insurtech, rapidamente nos vem uma pergunta à mente: como o conceito está inserido no mercado brasileiro? 

A boa notícia é que o segmento segue em expansão! Uma das provas disso é o aumento de 47% no número de empresas desde 2018, de acordo com dados levantados pela KPMG.

Desde então, é possível observar o quanto as insurtechs têm chamado cada vez mais atenção. Saiba mais.

Afinal, quantas Insurtechs existem no Brasil?

O modelo de negócio que une seguros com tecnologia dominou completamente a América Latina e você vai descobrir o porquê a seguir.

Em um levantamento divulgado pela Digital Insurance Latam em 2021, podemos observar o seguinte:

  • já existem mais de 350 insurtechs distribuídas entre os países latino americanos
  • cerca de 32% desse número se tratam de startups brasileiras
  • 51% das insurtechs do Brasil são voltadas para prestação de serviços ao consumidor

Em resumo, o Brasil é líder quando o assunto é insurtech, com cerca de 129 empresas ativas em seu território.

Qual o impacto das Insurtechs no mercado de seguros? 

Esse tipo de empresa se desenvolve a partir de pilares como praticidade e agilidade

Nesse sentido, os clientes ganham flexibilidade e autonomia para contratar e personalizar os serviços. Por essa razão, esse aspecto é considerado um dos principais impactos no mercado de seguros. 

Em troca da papelada, longas filas de espera, entre outros empecilhos, temos no lugar aplicativos completos, por exemplo. Dessa forma, o consumidor é capaz de executar ações como contratação, leitura de apólice e mudanças de cobertura em poucos cliques.

Além disso, o atendimento digital fortalecido por uma equipe qualificada e até mesmo inteligência artificial resulta em mais rapidez na resolução de problemas. É possível atender às necessidades do cliente de forma ágil com resultados muito mais assertivos. 

Outro grande impacto é trazido através da inteligência de dados, para armazenar, analisar e comparar informações relevantes sobre os usuários. Assim, fica muito mais fácil pensar em ideias estratégicas que contribuem para a melhoria contínua do serviço e crescimento do negócio. 

Quais as vantagens de uma Insurtech? 

São muitas as vantagens de digitalizar e automatizar processos. No caso das insurtechs, não seria diferente. 

O principal ponto é a busca por descomplicar o acesso a seguros. Junto a isso, o modelo de negócio é conhecido por oferecer mais uma série de vantagens e assim atuar de forma competitiva no mercado. 

Conheça as principais:

  1. Personalização: Ao invés de ter que aceitar seguros padronizados, agora é possível ter uma proteção do seu jeito. Muitas vezes, sem custo adicional! Esse diferencial é resultado do reconhecimento dos distintos perfis que existem por aí, com objetivos e necessidades diferentes.
  2. Zero burocracia: Hoje em dia, é possível contratar, acionar e modificar o seu seguro diretamente no celular. Do mesmo modo, o envio de documentos e as flexibilidades em relação a taxas e franquias foram facilitados. 
  3. Custo-benefício: Usando a Justos como exemplo, a nossa meta é tornar o acesso ao Seguro Auto o mais acessível possível. E qualquer insurtech segue pelo mesmo caminho, encontrando na digitalização formas de reduzir custos para o cliente.
  4. Rapidez e praticidade: Ninguém gosta de perder tempo, e os super aplicativos desenvolvidos por insurtechs trazem chats, autoatendimento e interfaces intuitivas. O resultado é mais facilidade para utilizar os serviços sempre que precisar, além de uma experiência satisfatória para o cliente. 
  5. Confiança e segurança: Esse tipo de empresa está totalmente dentro da lei, estabelecida pela Resolução nº 359/2017, aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados. Pode confiar!

Quais as tendências das Insurtechs para o futuro? 

A gente garante que falar sobre insurtech ainda vai render bastante assunto! Afinal, são mais de 100 empresas ativas no país, e a tendência é que esse número continue aumentando.

O setor teve um aumento de 6,4% nas contratações de seguro entre 2021 e 2022. Falando em resultados, isso significa um aumento de R$26 bilhões para o setor. 

Todos esses dados foram revelados pelo CNseg, que também aponta o fato das insurtechs superarem as projeções para o mercado continuamente. 

Por isso, podemos dizer que as empresas que souberem se manter atualizadas, seja através de novas tecnologias ou serviços, continuarão tendo espaço para crescer. 

Há uma enorme demanda de pessoas em busca de mais proteção no dia a dia, certo? E o cenário é bastante otimista para encontrar estratégias e soluções.

E como estamos falando do ambiente digital, existem ainda mais chances de ampliar o território de atuação. Um serviço sem fronteiras, com tecnologia de ponta e assistência humanizada tem tudo para dar certo. 

E você pode apostar que nós e outras insurtechs estaremos aqui para ver isso acontecer! 

Conclusão

A gente sabe que podemos contar com os recém-habilitados dos próximos anos para continuar oferecendo um seguro acessível, personalizado e justo

Nós nunca fomos uma simples seguradora e mostramos na prática porque o termo insurtech chegou para ficar. Aqui na Justos, utilizamos inteligência artificial para mapear os diferentes perfis de motorista. 

Com isso, conseguimos oferecer coberturas personalizadas e franquias que cabem no seu bolso. Através de um aplicativo completo e plataformas 100% digitais, garantimos a proteção que seu carro precisa. 

Além disso, é nosso papel contribuir para um trânsito mais seguro, e mais uma vez a tecnologia surge para ajudar! 

A nossa proposta é monitorar o seu comportamento no trânsito através do seu smartphone, e assim, gerar uma nota. Dependendo da pontuação que você atingir, é possível garantir até 1 ano de seguro grátis!

Essa é a maneira que encontramos para te incentivar a dirigir bem e ainda garantir benefícios exclusivos para nossos segurados. 

Curtiu esse papo sobre insurtech? Então aperte os cintos e comece a dirigir com a gente direto no app

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos