Carros

Dicas Suaves

Para que serve o filtro de combustível: importância e quando trocar

filtro-de-combustivel
Publicado em 
11
 de 
March
de
2024
Tempo de leitura 
4
 minutos

O filtro de combustível é essencial para o bom funcionamento do seu carro, mas muitas vezes não recebe a devida atenção.

Sua principal função é filtrar as impurezas presentes no combustível, impedindo que cheguem aos componentes vitais do motor e do sistema de injeção.

Mas você sabe quando fazer a troca do componente? Vem com a gente descobrir tudo sobre o filtro de combustível:

O que é filtro de combustível?

O filtro de combustível é responsável por filtrar as impurezas presentes no combustível, impedindo que elas cheguem ao sistema de injeção, o que pode causar danos graves ao motor.

Ele é composto por uma carcaça, um elemento filtrante e uma junta de vedação. O elemento filtrante é feito de um material poroso, como papel ou algodão, que retém as impurezas do combustível.

O filtro de combustível se encontra entre o tanque de combustível e o sistema de injeção, responsável por fazer com que o combustível percorra o caminho filtrado até alcançar o motor.

As impurezas presentes no combustível podem ser de origem natural, como poeira, ferrugem e água, ou de origem artificial, como partículas de metal, ou outros detritos. 

{{cta-component}}

Como funciona o filtro de combustível?

O filtro de combustível utiliza uma barreira física para reter as impurezas presentes no combustível. Seu elemento filtrante, geralmente feito de materiais porosos como papel ou algodão, desempenha esse papel.

Quando o combustível adentra o filtro, passa por esse elemento filtrante. As impurezas maiores são retidas, permitindo que o combustível filtrado prossiga em direção ao sistema de injeção.

A eficiência do filtro de combustível é determinada pela qualidade desse elemento filtrante, por exemplo, filtros de alta qualidade são capazes de reter inclusive as impurezas menores, garantindo um melhor desempenho do sistema de injeção.

Onde fica o filtro de combustível?

O filtro de combustível é responsável por purificar o combustível antes que ele alcance o motor, sendo responsável por purificá-lo antes que alcance o motor.

Para que serve o filtro de combustível?

O filtro de combustível é fundamental para o funcionamento do motor de um veículo, pois sua principal função é remover as impurezas do combustível, evitando danos nos componentes do sistema de injeção.

Quais são os tipos de filtro de combustível?

Os filtros de combustível são classificados de acordo com o tipo de combustível que filtram, o tipo de elemento filtrante que utilizam e a configuração do filtro, e os mais comuns são:

Filtro de diesel

Os filtros de diesel são desenvolvidos para eliminar impurezas do combustível diesel, conhecido por sua viscosidade e abrasividade superiores à gasolina.

Eles são feitos com materiais robustos, como aço ou alumínio, e filtros apresentam elementos filtrantes com maior capacidade de retenção de impurezas.

Filtro de combustível lavável

A principal vantagem do filtro de combustível lavável é que ele pode ser lavado, já que não é vedado como os outros modelos de filtros. 

Além disso, o componente é compatível tanto com etanol quanto gasolina, porém é ideal para carros com motor turbo ou aspirado. 

Embora tenham um preço mais elevado que os filtros descartáveis, podem representar economia a longo prazo.

Qual a importância de trocar filtro de combustível?

A troca do filtro de combustível é essencial para o bom funcionamento do veículo, já que o filtro de combustível usado ou muito sujo resulta na falta de potência necessária para o funcionamento adequado do veículo.

Além disso, uma aceleração mais fraca do que o normal pode indicar a necessidade de substituição do filtro.

Quando você pisa no acelerador e o carro não responde como esperado, pode ser um sinal de que o filtro não está mais removendo as impurezas do combustível de maneira eficaz, afetando a combustão no cilindro devido ao acúmulo de impurezas, por isso, é hora de fazer a substituição.

Quanto tempo dura o filtro de combustível?

A durabilidade do filtro de combustível varia conforme o tipo de combustível utilizado, as condições de uso do carro e as recomendações do fabricante.

Mas no geral, é recomendado trocar o filtro a cada 10.000 a 20.000 quilômetros rodados.

Além disso, se você dirige em muitas estradas de terra ou poeira, o período de troca pode diminuir, já que a quantidade de impurezas é maior.

Da mesma forma, o uso de combustível de baixa qualidade pode acelerar esse processo, assim como a falta de manutenção adequada do veículo. 

Como saber quando trocar o filtro de combustível?

É recomendado fazer a troca do filtro a cada 10.000 km ou uma vez por ano, dependendo do modelo do veículo e das condições de uso.

Porém, antes desse período existem alguns sinais que você pode ficar alerta e fazer a troca antes de causar problemas no funcionamento do veículo:

Luz de aviso acesa

Alguns veículos possuem um indicador no painel que alerta sobre problemas no sistema de combustível.

Portanto, se essa luz se acender, é válido levar o carro em uma oficina especializada, já que pode ser a hora de trocar o filtro ou ainda indicar problemas em outras partes do sistema.

Dificuldade na aceleração

Dificuldade em acelerar, hesitação ou falhas durante a aceleração, pode ser um sinal de que o filtro de combustível está sujo ou obstruído, limitando o fluxo de combustível para o motor.

Perda de potência nas partidas

Se o veículo estiver demorando mais para dar a partida ou se houver uma perda de potência ao dar partida, o filtro de combustível pode estar comprometido.

A dica nesse caso é levar o carro tanto para uma revisão do filtro de combustível quanto da bomba de combustível, evitando maiores problemas.

Diminuição no desempenho

Caso você perceba uma diminuição no desempenho do seu veículo, como falta de resposta ao acelerador ou dificuldade em alcançar velocidades mais altas, é provável que haja um problema. 

Essa sensação de fraqueza durante a condução pode estar relacionada a problemas no filtro de combustível.

Consumo de combustível

Quando o filtro de combustível está sujo, acontece a mistura de ar e combustível que reduz a eficiência do veículo.

Portanto, se você notar um consumo excessivo de combustível, fique alerta, pois pode ser que o filtro precise ser trocado.

Marcha lenta irregular

A marcha lenta irregular ocorre quando o motor do carro oscila enquanto está parado e em funcionamento, como ao aguardar em um semáforo ou em um congestionamento.

Quando o motor opera de maneira instável nesses momentos, pode ser um sinal de um fluxo de combustível insuficiente, muitas vezes decorrente de um filtro obstruído.

Por isso, se você observar um ou mais desses sintomas, é válido levar o carro até uma oficina mecânica para uma revisão nos componentes do sistema de combustível, garantindo a boa autonomia do veículo.

Como aumentar a vida útil do filtro de combustível?

Medidas simples podem ajudar a aumentar a vida útil do filtro de combustível e ainda evitar uma pane seca, confira as dicas abaixo:

Use combustível aditivado

Opte por combustível de boa qualidade, preferencialmente aditivado, pois isso ajuda a reduzir a quantidade de impurezas que entram no sistema de combustível.

Além disso, os combustíveis aditivados geralmente contêm agentes de limpeza que podem ajudar a manter o sistema limpo por mais tempo.

Não conte com o tanque reserva

Andar com o tanque na reserva nunca é uma boa ideia, até porque você pode ficar na rua e ainda levar uma multa.

Mas, além disso, o fundo do tanque de combustível acumula sedimentos e impurezas, e andar sempre na reserva aumenta a probabilidade delas serem puxadas pelo sistema de combustível, ocasionando maiores problemas.

Limpe o tanque com regularidade

Realize uma limpeza no tanque de combustível com um profissional especializado para remover sedimentos e detritos que podem ter acumulado no fundo do tanque, assim, o filtro de combustível consegue ter uma vida útil maior.

Qual o melhor filtro de combustível?

O melhor filtro de combustível vai ser sempre o indicado pelo fabricante do veículo, já que são feitos para o modelo do carro.

Por isso, na hora de trocar o filtro, é válido ficar atento às especificações presentes no manual do proprietário para garantir o bom funcionamento do componente e evitar gastos extras com filtros de baixa qualidade.

Quanto custa trocar o filtro de combustível?

O preço do filtro é variável e pode ser mais alto ou baixo dependendo principalmente do modelo do carro.

Em média, a peça custa entre R$50 e 150 reais com a mão de obra do profissional inclusa. Além disso, é válido ficar atento ao prazo para troca do filtro, evitando problemas futuros.

O que acontece se não trocar o filtro de combustível?

O filtro de combustível é um componente essencial, já que protege o motor das impurezas presentes no combustível.

Por isso, não fazer a troca no período indicado pelo fabricante pode causar uma queima ineficiente de combustível, aumentando o consumo e diminuindo a eficiência do veículo.

Além disso, partículas acumuladas podem danificar a bomba de combustível, bicos injetores e até mesmo o motor, reduzindo a vida útil do veículo.

É essencial trocar regularmente o filtro de combustível conforme as orientações do fabricante para manter o sistema limpo, garantir um bom desempenho do motor e dirigir em segurança.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o filtro de combustível, fica mais fácil de ver quando é a hora de trocar o componente.

Além disso, em caso de imprevistos com o seu carro,, é válido contar com uma seguradora como a Justos para te dar assistência nesse momento.

Nosso seguro conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.

‍Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. É simples, rápido e fácil: em poucos minutos você tem a sua cotação e pode personalizar o seguro do seu jeito.

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos