Dirigir Bem

Dicas Suaves

Radar móvel: o que é, como funciona e como detectar

Radar movel
Publicado em 
14
 de 
April
de
2024
Tempo de leitura 
4
 minutos

Os radares móveis são uma presença cada vez mais comum nas estradas, visando garantir o cumprimento das leis de trânsito e promover a segurança dos motoristas. 

O dispositivo é um grande aliado das autoridades para combater o excesso de velocidade, um dos principais causadores de acidentes. 

Mas dúvidas podem surgir sobre as funcionalidades dos radares móveis, então vem com a gente entender o que é e como detectar um radar móvel: 

O que é um radar móvel?

O radar móvel é um dispositivo de fiscalização de trânsito utilizado pelas autoridades para monitorar a velocidade dos veículos em movimento nas vias públicas.

Ao contrário dos radares fixos, que são posicionados em pontos estratégicos, os radares móveis são portáteis e flexíveis, podendo ser utilizados em diferentes lugares conforme a necessidade de fiscalização. 

Eles funcionam medindo a velocidade dos veículos em tempo real, oferecendo uma forma ágil e eficiente de controle, que pode ser implementada em diversas situações e horários. 

{{cta-component}}

Como funciona o radar móvel?

O radar móvel opera com base no princípio do radar Doppler, que utiliza ondas de rádio ou laser para determinar a velocidade dos veículos em movimento. 

Quando um veículo se aproxima do radar móvel, ele reflete as ondas emitidas pelo dispositivo de volta para o radar. 

A frequência dessas ondas é alterada de acordo com a velocidade do veículo, permitindo que o radar calcule sua velocidade com precisão.

No caso do radar por ondas de rádio, ele emite ondas que são refletidas no carro e retornam ao aparelho. E a diferença de tempo entre o envio e o recebimento das ondas é usada para calcular a velocidade. 

Já o radar por laser emite um feixe de luz que é refletido no veículo, e a velocidade é calculada com base no tempo que a luz leva para ir e voltar. 

Como detectar radar móvel?

Os radares móveis são, na maioria das vezes, operados pelas autoridades em viaturas, ou em um tripé,  por isso, observe se há viaturas estacionadas em locais estratégicos, como próximo a cruzamentos ou em pontos de alta velocidade.

Além disso, em alguns lugares, placas de fiscalização indicam a presença desses radares móveis, por isso, fique atento à sinalização para não ser pego desprevenido. 

O uso do GPS também pode te alertar sobre a presença dos radares móveis, colisões, trânsito intenso e outras informações, sendo a tecnologia uma ótima aliada para um trânsito mais seguro. 

O radar pode ficar escondido?

Segundo a Resolução n.º 798/2020 do Contran, que foi modificada pela Resolução 804/2020, os radares de velocidade devem estar visíveis aos motoristas em locais ostensivos, sem obstruções e com sinalização adequada.

Além disso, a resolução estabelece diversos critérios para a instalação desses equipamentos, proibindo que sejam ocultos em árvores, postes ou outras estruturas. 

E essa regra se aplica tanto aos radares fixos quanto aos portáteis, que devem ser operados por agentes de trânsito de forma visível. 

Além disso, os locais de fiscalização por radares móveis devem ser previamente mapeados e divulgados pelo órgão de trânsito responsável. 

Vale mencionar que as multas aplicadas por radares ocultos podem ser contestadas.

Quais são os tipos de radares móveis?

Com já falamos por aqui, os radares móveis são utilizados pelas autoridades para fiscalizar o trânsito e garantir o cumprimento dos limites de velocidade, e para isso, existem dois tipos principais: 

Radar por ondas de rádio

O radar por ondas de rádio, opera enviando essas ondas que são refletidas pelos veículos, e ao calcular o tempo de retorno delas é possível determinar a velocidade do carro. 

 Com um alcance de até 1 km, esse radar pode multar diversos veículos simultaneamente, além disso, ele é fácil de transportar e instalar, porém, menos preciso e mais sujeito a interferências que o radar a laser. 

Um exemplo desse tipo de radar é a "pistola" usada pelos agentes de trânsito, polícia rodoviária federal e outras autoridades. 

Radar por laser

Já o radar por laser funciona emitindo um feixe de luz laser que atinge o veículo e retorna ao radar. 

Ao medir o tempo que o feixe leva para fazer esse trajeto, é possível calcular a velocidade do veículo com alta precisão. 

Além disso, o radar por laser tem um alcance de até 2,5 km e multa apenas um veículo por vez. É mais preciso que o dispositivo por ondas de rádio e mais difícil de detectar, um exemplo de radar por laser é o "fixo" em tripés. 

Quais são as principais características dos radares móveis?

Os radares móveis auxiliam (e muito!) na fiscalização do trânsito, e oferecem algumas vantagens e características. Confira as principais: 

Portabilidade

Os radares móveis são fáceis de serem instalados e podem ser levados para diversos pontos da cidade. 

Essa mobilidade possibilita a fiscalização em áreas estratégicas, combatendo o excesso de velocidade e outras condutas imprudentes. 

Precisão

Os radares móveis possuem tecnologia avançada para medir a velocidade dos veículos com alta precisão, assegurando a confiabilidade das infrações. 

Nos radares por ondas de rádio, essa precisão chega a 1km, já nos radares por laser, o alcance chega até 2,5 km. 

Flexibilidade

Os radares móveis são flexíveis e adaptáveis a diversas situações e áreas de atuação das autoridades. 

Essa capacidade de se ajustar permite que a fiscalização seja direcionada para os pontos mais estratégicos ou críticos da cidade, otimizando os recursos disponíveis e maximizando a segurança no trânsito.

Eficiência

Os radares móveis agilizam a fiscalização, permitindo que os agentes atuem de forma rápida e eficiente.

Essa eficiência contribui para a segurança do trânsito, reduzindo o número de acidentes e excesso de velocidade. 

Além disso, incentiva os motoristas a respeitar os limites de velocidade, mesmo em locais com pouca fiscalização, melhorando a qualidade do trânsito e tornando as vias mais seguras.

Qual é a distância que o radar móvel pega?

A distância que um radar móvel pode detectar a velocidade de um veículo depende do tipo de tecnologia que ele utiliza. 

O radar por onda de rádio tem um alcance de até 1 km, onde as ondas são refletidas pelo carro. Aqui, o dispositivo mede o tempo que as ondas levam para retornar ao radar para calcular a velocidade do veículo. 

Já o radar por laser tem um alcance de até 2,5 km, nesse caso, o dispositivo utiliza um feixe de luz para medir a velocidade do carro com maior precisão. Nesse caso, o radar mede o tempo que o feixe leva para atingir o veículo e retomar ao radar. 

Vale lembrar que o radar por laser é mais preciso que o radar por ondas de rádio e menos suscetível a interferências.

Quais são as vantagens de usar radares móveis?

Os radares móveis se tornaram cada vez mais presentes tanto nas cidades quanto nas estradas. 

Mas será que eles são realmente eficazes na redução de acidentes e na promoção da segurança no trânsito? Confira abaixo quais são as vantagens de usar os radares móveis. 

Redução do excesso de velocidade

A alta velocidade é a causa de mais de 60% dos acidentes de trânsito causados em todo território nacional, e os radares móveis atuam como um inibidor da alta velocidade. 

O radar móvel faz com que os motoristas diminuam a velocidade e pratiquem uma direção defensiva mesmo nos locais onde não há a frequente fiscalização ou com grandes relatos de acidentes. 

Aumento da segurança no trânsito

Com a redução da velocidade e a direção defensiva, os riscos de acidentes diminuem, ou seja, isso significa que há menos mortes, feridos e traumas no trânsito, impactando diretamente para tornar o trânsito mais seguro. 

Maior fiscalização

Os radares móveis permitem mais fiscalização nas cidades e também nas estradas, principalmente em locais onde há grande número de acidentes ou infrações de alta velocidade. 

Por ser um dispositivo móvel, as autoridades conseguem direcionar a fiscalização para os lugares mais críticos, fazendo com que os motoristas dirijam de forma prudente. 

Conscientização dos motoristas

A presença dos radares móveis serve como um lembrete constante para que os motoristas respeitem os limites de velocidade e contribuam para um trânsito mais seguro. 

Quais são as desvantagens de usar radares móveis?

Agora que já mencionamos as vantagens, é hora de descobrir quais são as desvantagens de usar os radares móveis para a fiscalização: 

Custo

A manutenção e o valor do seguro para os radares é grande, sendo um custo arcado pelo Estado. 

Além disso, esse valor poderia ser realocado para outras áreas do trânsito, como um radar fixo, por exemplo. 

Possibilidade de erros

Falhas no equipamento ou na sua operação podem gerar multas indevidas, causando transtornos e frustração aos motoristas que precisam recorrer da penalidade. 

Embora o radar seja regularmente verificado pelos órgãos delegados e Superintendências do Inmetro nos estados, alguns modelos podem não estar funcionando 100%, podendo apresentar erros. 

Reclamações dos motoristas

Alguns motoristas argumentam que os radares móveis são utilizados como "caça-níqueis" para arrecadar receita para os cofres públicos.

 Há também críticas à falta de sinalização adequada em alguns casos, o que pode gerar multas inesperadas ou indevidas. 

Radar móvel pode multar?

Sim, os radares móveis são instrumentos de fiscalização de trânsito totalmente legalizados e autorizados a aplicar multas por diversas infrações, como excesso de velocidade, ultrapassagem proibida, avanço de sinal vermelho e outros.

Como saber se fui multado pelo radar móvel?

O motorista pode consultar suas multas de forma online ou  esperar pela notificação dos correios. 

No primeiro modo, acesse o site do DETRAN do seu estado com seu CPF e placa do veículo. Lá, o motorista poderá verificar se há multas em aberto e ter acesso aos detalhes da infração, como data, hora, local e valor da multa.

Em alguns casos, poderá receber a notificação da multa em seu endereço residencial, nesse caso, é válido ficar atento para não perder o prazo de pagamento ou contestação da multa. 

Quais são as infrações aplicadas pelo radar móvel?

A principal infração detectada por radares móveis é o excesso de velocidade. No entanto, eles também podem registrar outras infrações, como: 

  • Ultrapassagem proibida
  • Avanço de sinal vermelho
  • Conversão perigosa 
  • Parada na faixa de pedestre 
  • Dirigir sem cinto de segurança 
  • Falar ao celular 
  • Uso de farol alto 
  • Outras infrações

GPS que alerta sobre o radar é permitido?

Sim, o uso de GPS com alerta de radares não interfere na legislação, podendo ser usado pelos motoristas como um aviso prévio sobre os radares. 

Vale lembrar que o GPS não pode interferir na operação do radar, ou seja, o dispositivo não pode bloquear o sinal do radar ou alterar a velocidade medida.

Mas é importante que o GPS não diminua ou tire a atenção do motorista, pois assim, poderá ser multado por distração ao volante. 

É possível contestar multa injusta de radar? 

Sim, o motorista pode contestar uma multa de radar se considerar que ela foi aplicada de forma indevida. 

E o processo é simples: após receber a notificação de multa, o condutor tem a opção de realizar a defesa prévia, acessando o site do Detran do estado onde o veículo está registrado dentro do prazo de 30 dias. 

Basta preencher os formulários, apresentar os argumentos e anexar as provas da injustiça da multa. 

Se a defesa prévia for indeferida, ainda é possível recorrer em primeira instância a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e, se necessário, em segunda instância ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Conclusão

O radar móvel é uma forma de garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes, principalmente devido a alta velocidade dos motoristas. 

E, para proporcionar um trânsito mais seguro, você pode contar com o seguro auto da Justos que conta com uma modalidade digital e uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso.

Aqui na Justos, além das coberturas básicas e compreensivas, oferecemos assistência 24 horas para todos os imprevistos que podem acontecer, incluindo serviços de: 

  • Guincho;
  • Auxílio para pane mecânica;
  • Chaveiro;
  • Acomodação;
  • Remoção hospitalar;
  • Reparo de pneus;
  • Falta de gasolina;
  • Acomodação familiar;
  • Continuação da viagem ou retorno;
  • Estacionamento por uma noite;
  • Motorista particular;
  • Reparo de vidros (peças originais);
  • Troca de retrovisor lanterna ou farol (peças originais);
  • Carro reserva.

Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. Tenha o preço em poucos minutos e personalize as coberturas do jeito que desejar.

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos