Economize

Seguro Auto

Classe de bônus seguro auto: entenda o que é e como funciona

Fundo azul com vários ícones de porcentagem % espalhados pela imagem
Publicado em 
04
 de 
November
de
2022
Tempo de leitura 
4
 minutos

O sonho de um carro novo e próprio representa independência, ainda mais para os jovens. No entanto, a ideia de um seguro auto pode representar insegurança. Isso pode acontecer tanto pelo medo de um possível acidente quanto por não querer pagar aquela parcela mensal. 

Mas, na realidade o real motivo por trás disso tudo é a falta de informação. Um seguro auto pode ser simples, fácil, proveitoso e custar pouco. É isso que tentamos fazer aqui na Justos, premiando motoristas que dirigem bem com até 1 ano de seguro grátis.

Um grande exemplo disso é a tabela classe de bônus seguro auto. Eu aposto que você já ouviu falar sobre esse desconto mas sempre viu como uma realidade distante. Aqui, vamos fazer diferente. É justo que você entenda o que é a classe de bônus e em qual momento pode ser interessante para você. Bora lá?

O que é a classe de bônus do seguro auto? Entenda

A classe de bônus nada mais é do que um tipo de desconto acumulativo de acordo com o seu tempo de segurado. É uma espécie de pontuação que começa a valer a partir da primeira renovação do seu seguro, apenas para aqueles que não tenham ocorrências em vigência. Em outras palavras, que não tenham sofrido sinistro ou acionado o seguro. 

Além disso, é uma pontuação atrelada exclusivamente a você e não ao carro. Você pode levá-lo com você em caso de alterações. Por exemplo, trocar de seguradora ou de carro. Você começa no 0 e vai subindo, progressivamente.

Como funciona?

Quando você contrata um seguro e fica um ano sem nenhuma ocorrência, você ganha um ponto. Vale lembrar que com ocorrências queremos dizer sinistro. Ou seja, acionar a cobertura do seguro. 

Mas, na Justos isso não significa que você não possa usar todas as assistências. Por exemplo, você pode chamar o guincho, o carro reserva e até mesmo um motorista amigo para dar aquela carona pós Happy Hour. Nenhuma dessas ações impactam na sua tabela de classe de bônus seguro auto. Conheça mais sobre nossa assistência de seguro auto.

{{cta-component}}

Os pontos e a tabela classe de bônus seguro auto

Como dissemos antes, a cada ano sem ocorrência, você ganha um ponto na tabela de classe de bônus seguro auto. Essa classe de bônus varia de 0 a 10. Cada um desses pontos vale, em torno, de 5% de desconto. Então, uma pessoa que tem uma classe com 10 pontos têm, em média, 50% de desconto no seu seguro.

Tem outras duas coisas importantes para saber. A primeira é que a classe de bônus é pessoal e intransferível. Isso significa que só pode ser usado por aquele motorista que contratou o seguro. 

A segunda é que também é necessário ter atenção aos prazos. A cada 30 dias que você fica sem seguro auto, perde uma classe de bônus. Ou seja, um ponto. Além disso, se você for mudar de seguradora tem que estar nos últimos 30 dias de contrato para conseguir manter seus pontos. Vale lembrar que os pontos são progressivos.

Posso perder a classe de bônus?

Bom, agora que você já entendeu como funciona a tabela de classe de bônus seguro auto, precisamos falar sobre os imprevistos. Quando estamos falando sobre automóveis e trânsito, nunca é linear. Eventualidades acontecem. Por isso, é justo que você esteja munido de todas as informações. Sim, você pode perder a classe de bônus quando:

  • Fica mais de 30 dias sem seguro; 
  • Quando aciona a Justos para uma ocorrência;
  • Acidentes e afins. 

Porém, em nenhum desses casos você volta à estaca zero. A cada sinistro ou prejuízo acima da sua franquia, você perde uma classe de bônus. Ou seja, um ponto. É como descer um degrau, motorista. Esse detalhe é muito importante. 

Preparamos um vídeo lá no canal da Justos no Youtube sobre o assunto, confere aí:

Digamos que você bateu no carro de alguém e precisou acionar a Justos para cobrir uma perda parcial, tanto sua quanto de terceiros. Mesmo precisando de duas coberturas diferentes, você perde apenas um ponto. 

Mas, não vamos esquecer que você demora um ano para ganhar um ponto. São 365 dias. Só que o mesmo ponto pode ser perdido um mês ou um imprevisto. Por isso, é tão importante ter cautela na hora de dirigir.

Renovação do seguro auto 

Você também precisa observar o período de renovação do seu contrato. Isso para garantir a classe de bônus. Caso você perca o prazo estipulado para renovação, pode sofrer consequências. Confira:

Período de renovação Classe de bônus
Até 30 dias do vencimento Ganha 1 classe
De 31 a 60 dias do vencimento A classe permanece
De 61 a 90 dias do vencimento Menos 1 classe
De 91 a 120 dias do vencimento Menos 2 classes
De 121 a 150 dias do vencimento Menos 3 classes
De 151 a 180 dias do vencimento Menos 4 classes
De 181 a 210 dias do vencimento Menos 5 classes
De 211 a 240 dias do vencimento Menos 6 classes
De 240 a 270 dias do vencimento Menos 7 classes
De 271 a 300 dias do vencimento Menos 8 classes
De 301 a 330 dias do vencimento Menos 9 classes
Acima de 330 dias Toda a classe de bônus é excluída

Teste de Direção da Justos - Motoristas Suaves

Pensando em diminuir o seu prejuízo, a Justos têm um plano especial. Desconto para quem dirige bem, por meio do nosso Teste de Direção. Tudo depende da sua performance no volante! Então, a sua direção é o guia. Dependendo da forma como você dirigir, pode ganhar mais ou menos desconto! 

Acreditamos que, isso sim, é o justo! Um desconto que te incentive e recompense por dirigir bem. O que é levado em conta nesse cálculo? Entenda o que a Justos avalia nos hábitos de direção de motoristas suaves:

Direção focada 

Os olhos e mãos precisam estar focados na direção, não no celular. 

Curva

Menos velocidade, mais controle. Faça curvas com cautela. 

Frenagem 

A distância pode ser sua amiga. Freie  devagar e gradualmente, não precisa colar no veículo da frente.

Aceleração 

Devagar e sempre. Brincadeiras a parte, acelere devagar e de forma gradual. Não estamos em um jogo de videogame.

Velocidade 

Se o limite existe, precisa ser respeitado. Mantenha a velocidade de acordo com o limite sinalizado.

Ambos os lados se beneficiam, o motorista consegue desconto em seu seguro e o trânsito fica mais seguro. 

Baixe o aplicativo da Justos e faça o seu teste de direção. Descubra quanto você tem de desconto na sua cotação de seguro por ser um motorista suave. 

Restou alguma dúvida sobre a tabela de classe de bônus seguro auto? Fale com a Justos nas redes sociais!

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos