Carros

Dicas Suaves

Carro muito tempo parado: quais são principais riscos e cuidados

carro muito tempo parado
Publicado em 
14
 de 
April
de
2024
Tempo de leitura 
4
 minutos

Com a correria do dia a dia, muitas vezes o carro acaba ficando parado por mais tempo do que o desejado. 

Seja por conta de viagens, trabalho, ou outros motivos, é necessário tomar alguns cuidados para evitar que o veículo fique danificado e também garantir a sua segurança quando você voltar a usá-lo.

Vem com a gente entender o que acontece com seu carro quando ele fica parado por muito tempo, os principais problemas que podem surgir, quanto tempo ele pode ficar sem uso e algumas dicas para colocar o seu carro para rodar novamente: 

O que acontece se o carro ficar parado por muito tempo?

Quando você deixa seu carro parado por um longo período, alguns problemas podem surgir, principalmente devido a falta de uso e manutenção regular. 

Um dos principais problemas é em relação à bateria do carro, que é afetada pela falta de uso e recarga. 

Ou seja, se a bateria não for utilizada é recarregada com frequência, pode descarregar por completo, tornando difícil ou até impossível dar partida no veículo. Nesse caso, é necessário fazer a troca da bateria para utilizar o seu carro novamente. 

Outro sinal são os pneus murchos e o desenvolvimento de pontos planos devido à pressão constante exercida sobre eles durante a inatividade.

Esses pontos planos resultam em vibrações desconfortáveis e até mesmo danos aos pneus quando o veículo é colocado em movimento novamente.

Além disso, os fluidos essenciais para o funcionamento do carro, como óleo do motor, fluido de transmissão e fluido de freio, tendem a se assentar quando o carro está inativo por muito tempo.

Por conta disso, surgem acúmulo de sedimentos e deterioração dos componentes internos, afetando o desempenho do motor e outros sistemas do carro.

A corrosão e a ferrugem também são problemas comuns quando um carro fica parado por muito tempo, especialmente em áreas expostas ao ar e umidade, prejudicando a estética e também outros componentes como freios e suspensão. 

{{cta-component}}

Quais são os principais problemas encontrados em um carro muito tempo parado?

Quando o carro fica parado por um longo período, alguns problemas podem surgir. Vamos dar uma olhada nos principais problemas que podem ocorrer:

Questões com o freio de mão

Quando seu carro fica parado por um longo período, é comum que você acione o freio de mão, certo? 

No entanto, se ele permanecer acionado por muito tempo, as pastilhas podem grudar nos discos, dificultando a liberação e até mesmo danificando os componentes do sistema de freio. 

E a causa desse problema está ligada à corrosão ou acúmulo de sujeira nos cabos do freio de mão, tornando difícil ou até impossível soltá-lo quando você tenta movimentar o carro.

Problemas com ferrugem

A ferrugem é um dos maiores inimigos de um carro parado, já que a falta de circulação de ar e a umidade podem oxidar diversas partes do veículo, como a lataria, freios e até mesmo as peças do motor.

Bateria descarregada

A bateria é um dos componentes que mais sofrem quando o carro fica parado. Sem uso, ela perde carga gradativamente, podendo descarregar e dificultar a partida do veículo.

Por isso, sempre que possível, ligue o carro por alguns minutos para que a bateria consiga recarregar. 

Quanto tempo o carro pode ficar parado?

Não há uma regra fixa para determinar quanto tempo um carro pode ficar parado sem apresentar problemas, já que a saúde do seu carro durante o período de inatividade pode ser influenciada por vários fatores.

No geral, se o seu carro fica parado por até 15 dias não há muito o que se preocupar, porém, se o veículo fica mais de um mês parado, é necessário tomar alguns cuidados caso queira voltar a circular. 

Qual é a importância de manter o carro em uso?

Os carros são feitos para serem usados diariamente, por isso, quando você deixa o veículo muito tempo parado, os fluidos podem se deteriorar, as peças podem oxidar e a vibração do motor diminuir, resultando em diversos problemas. 

Quais cuidados tomar antes de deixar o carro parado por muito tempo?

Se você precisar deixar o seu carro parado por mais de 15 dias, é essencial tomar alguns cuidados para garantir que ele permaneça em boas condições quando você finalmente decidir usá-lo. Abaixo, você confere as principais medidas para deixar o veículo parado por muito tempo: 

Desligue o cabo negativo da bateria

Uma medida simples, mas essencial, é desconectar o cabo negativo da bateria, evitando a descarga da bateria enquanto o carro estiver parado. Assim você garante que não terá problemas com a bateria quando for dar a partida novamente. 

E, para desligar o cabo negativo da bateria é simples: 

  • Localize o cabo negativo da bateria, na maioria das vezes é o preto com um terminal marcado como "-".
  • Utilize uma chave inglesa para afrouxar a porca que prende o cabo ao terminal da bateria.
  • Retire o cabo com cuidado e coloque fita isolante para evitar contato acidental com outras partes metálicas.

Evite deixar o tanque vazio

Manter o tanque de combustível com um nível baixo ou vazio faz com que forme condensação dentro do tanque. Esse acúmulo de umidade pode causar corrosão e danos ao sistema de combustível do seu carro ao longo do tempo.

Para evitar esse problema, uma boa prática é manter o nível de combustível acima de 1/4 do tanque, fazendo com que o espaço disponível para o ar dentro do tanque seja menor, minimizando a formação de condensação.

Além de proteger o sistema de combustível do seu veículo, manter o tanque com gasolina ou etanol, garante que você tenha uma reserva para chegar até um posto de combustível em caso de emergência. 

Calibre os pneus com a pressão máxima recomendada

Os pneus perdem pressão ao longo do tempo, especialmente quando o carro está parado por muito tempo, por isso, é fundamental conferir e calibrar os pneus de acordo com a pressão máxima recomendada pelo fabricante. 

Para saber a pressão dos pneus, você pode consultar o manual do proprietário, além do manual, é possível encontrar uma etiqueta fixada na porta do motorista, no batente da porta ou na tampa do tanque de combustível.

A dica aqui é: se for deixar o carro parado por muito tempo, calibre os pneus até 20% mais do que o recomendado pelo fabricante, assim, você garante que os pneus não fiquem tão murchos a ponto de danificá-los. 

Limpe e aspire o interior do carro

Antes de deixar seu carro parado por um longo período, é válido limpar e aspirar o interior. Essa prática evita o acúmulo de sujeira, odores desagradáveis ​​e a proliferação de bactérias e mofo no veículo. 

Lave e lustre o carro para proteger a pintura

Além de limpar o interior, é importante lavar e polir o exterior do carro antes de deixá-lo parado.

Assim, você ajuda a proteger a pintura contra danos causados ​​pela poeira, sujeira e detritos, além disso, deixe o carro em um local longe do tempo, evitando que ele fique exposto às condições climáticas.

Ligue o carro e deixe-o funcionando por alguns minutos a cada 15 dias

Para evitar problemas com a partida, você pode ligar e deixar o carro funcionando por alguns minutos a cada 15 dias. Assim, você mantém a saúde da bateria e o bom funcionamento de outros componentes do veículo. 

Além disso, a dica aqui é, se possível, dar uma volta com o carro por alguns minutos para que todos os componentes do sistema de arrefecimento funcione, contribuindo para a saúde do seu carro. 

Verifique os níveis de óleo, água e outros fluidos

Antes de deixar o carro parado, confira os níveis de óleo, água do radiador, fluido de freio e outros fluidos importantes. 

Verifique se estão nos níveis adequados e, se necessário, você pode fazer os devidos reabastecimentos para evitar problemas mecânicos quando voltar a usar o seu carro. 

Para verificar o nível de óleo e água é simples: 

  • Abra o capô do carro e localize o reservatório de óleo.
  • Verifique o nível de óleo com a vareta de nível.
  • Se necessário, adicione óleo do mesmo tipo e viscosidade recomendado pelo fabricante.
  • Localize agora o reservatório de água e verifique o nível de água no radiador e também no reservatório de expansão. Se necessário, complete com água.

Quais são os cuidados após voltar a usar o carro que ficou parado por muito tempo?

Quando você decide usar seu carro após um longo período de inatividade, é importante tomar alguns cuidados para garantir uma viagem segura e tranquila. Confira algumas dicas e cuidados para usar o seu carro novamente com segurança:

Bateria

Após um longo período de inatividade, é provável que a bateria do seu carro tenha perdido carga. Nesse caso, você pode fazer a famosa “chupeta na bateria” ou transferência de carga para que o seu carro volte a funcionar. 

Explicamos o passo a passo de como fazer chupeta no carro neste outro artigo no Blog da Justos. 

Combustível

Com o carro parado por muito tempo, o combustível que estava no tanque pode ter se deteriorado ou ter um acúmulo de detritos dentro do tanque, afetando o desempenho do motor. 

Por isso, antes de sair com o carro, confira a quantidade de combustível e se necessário, vá até o posto de gasolina mais próximo e abasteça novamente. 

Você também pode levar o carro até um mecânico profissional para fazer a limpeza do tanque de combustível e dos filtros, evitando o acúmulo de impurezas que podem danificar o seu carro. 

Pneus

Como já falamos por aqui, os pneus podem desenvolver pontos planos quando o carro fica parado por muito tempo.

Por isso, antes de sair, verifique a pressão dos pneus e faça a calibragem de acordo com as informações do fabricante. 

Vale lembrar que para calibrar os pneus, o ideal é que eles estejam frios, por isso, se possível, vá até um posto de gasolina próximo da sua casa. 

Se não for possível, você pode adicionar algumas libras a mais, para que a pressão se ajuste nos pneus já aquecidos. 

Você também pode fazer uma verificação para detectar danos ou desgaste irregular nos pneus, encontrando qualquer anormalidade, o ideal é ir até um mecânico de confiança e fazer a troca dos pneus, se necessário. 

Freios

Os freios são parte essencial do bom funcionamento  e segurança do seu carro, e após um longo período parado, eles podem estar sujeitos a corrosão. 

Além disso, se o freio de mão ficou acionado por todo o período em que o carro esteve parado, pastilhas podem ter grudado nos discos, dificultando a liberação e até mesmo danificando os componentes.

Por isso, antes de sair com o carro, faça um teste de frenagem para garantir que os freios estejam funcionando e se é possível soltar o freio de mão. 

Preste atenção a qualquer barulho ou falta de resposta ao pisar no pedal do freio e se notar alguma anormalidade, leve o carro até uma oficina mecânica especializada e faça as manutenções necessárias. Assim você garante a sua segurança no retorno às ruas.

Conclusão

Deixar o carro parado por muito tempo pode trazer riscos ao veículo e ao seu bolso, já que será necessário fazer uma série de manutenções no seu carro quando decidir voltar a circular. 

Porém, segundo as dicas acima, esses riscos podem ser minimizados e a vida útil do seu carro prolongada. 

E ao voltar a circulação, pode ser hora de pensar em um seguro auto para proteger você e o seu carro de qualquer imprevisto que pode acontecer no trânsito. 

Nosso seguro conta com uma proposta diferente para motoristas que dirigem bem. Afinal, se você contribui para a segurança no trânsito, é justo que pague menos por isso. 

E com a Justos, você nunca fica na mão, nem a pé. O seguro conta com assistência 24 horas com guincho e outros serviços para que você não passe nenhum perrengue ao voltar a usar o seu carro. 

Baixe o aplicativo da Justos e faça a sua cotação. Tenha o preço em poucos minutos e personalize as coberturas do jeito que desejar.

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos