Carros

Dicas Suaves

Gasolina adulterada: como saber, o que fazer e o que pode causar

Bomba de gasolina abastecendo um carro branco
Publicado em 
02
 de 
December
de
2022
Tempo de leitura 
4
 minutos

Todos precisamos concordar que, infelizmente, a gasolina adulterada é uma realidade em vários lugares. Não é muito difícil encontrar uma pessoa que já sofreu com isso. Muitos postos usam da falta de conhecimento do consumidor para abastecer carros com gasolina adulterada

Mas, aqui valorizamos o jeito justos. Isso significa estar munido com todas as informações necessárias para evitar esse tipo de situação. Então motorista, vem comigo!

O que é gasolina adulterada?

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) define que 27% é a porcentagem permitida de etanol anidro na mesma composição da gasolina. Então, a gasolina adulterada, nada mais é do que um combustível que sofreu alteração. 

Isso significa que seu estado original foi mudado. A forma mais comum de se fazer isso é misturar solventes de custo baixo junto ao combustível.

{{cta-component}}

Quais os tipos de adulteração?

Existem várias maneiras de sabotar a gasolina comum. A forma mais famosa é o acréscimo de etanol anidro, como dissemos no tópico anterior. Em termos básicos, qualquer outro combustível mais acessível pode ser misturado. Por exemplo, querosene ou óleo diesel. 

Se você está desconfiando que um posto veicula gasolina adulterada, escolha o etanol. Isso porque, de todos, o combustível mais difícil de sofrer alteração é o etanol.

Quais são os sintomas de gasolina adulterada?

Uma vez que você já sabe o que é gasolina adulterada, é necessário saber identificá-la. Pense que, um automóvel não foi criado para receber esse tipo de combustível. Por isso, quando um carro é abastecido com gasolina adulterada ele reage. Os principais sintomas de um carro que recebeu gasolina adulterada são: 

  • Redução da potência;
  • Aumento do consumo;
  • Surgimento de ruídos;
  • Engasgamentos e falhas;
  • Óleo do cárter contaminado;
  • Aumento na emissão de fumaça ou despejo de líquido pelo escapamento.

Como descobrir se a gasolina está adulterada?

Se você estiver passando por isso, o ideal é se certificar se realmente é uma gasolina adulterada. Existem alguns testes que podem te ajudar. Entenda:

Teste da gasolina

Também conhecido como teste de proveta e pode ser feito nos postos de abastecimento. Isso significa que se você estiver abastecendo seu carro e suspeitar que há alteração no combustível, basta solicitar o teste da gasolina. 

O teste consiste em adicionar 50ml de gasolina e 50ml de uma solução (água e sal). Depois, misture e aguarde em torno de 15 minutos. O objetivo é que os líquidos se separem. Em outras palavras, o etanol é movido para a água.

Teste de vazão

Também solicitado nos postos de abastecimento, esse teste é indicado para os consumidores que se sentem lesados em termos de quantidade. Isso é quando você acredita estar recebendo menos gasolina do que pagou.

O passo a passo também deve ser feito pelo profissional do estabelecimento e todas as bombas precisam do selo do INMETRO. Caso contrário, você pode estar sendo enganado.

Luz de alerta do motor

Essa é uma forma mais prática e rápida de identificar. No painel do carro, existe uma luz em forma de motor. Ela foi inserida ali justamente com esse propósito. Se essa luz estiver acesa, quer dizer que o sistema de controle entre ar e combustível encontrou uma discrepância. Fique mais atento a essa luz após abastecer.

O que a gasolina adulterada causa no motor?

Como dissemos anteriormente, um carro não foi feito para receber gasolina adulterada. Então, não é de se estranhar que ela cause problemas no sistema operacional de um automóvel. 

A principal dor de cabeça é que, com o passar do tempo, a gasolina adulterada vai deteriorando o carro. Isso significa que outros problemas vão surgindo, precisando de reparos e de alterações. Alguns deles são:

  • Travamento de válvulas;
  • Acúmulo de resíduos e depósitos no motor;
  • Danos e corrosão da bomba de combustível e de todo sistema de injeção;
  • Desgaste precoce aos componentes compostos de borracha;
  • Entupimento da bomba de combustível;
  • Prejuízo ao meio ambiente.

“Abasteci com combustível ruim. O que fazer?”

Se você percebeu que abasteceu seu carro com gasolina adulterada e ela ainda está no tanque, respire fundo. O primeiro passo é retornar ao posto de abastecimento, entregar a nota fiscal e solicitar a devolução do seu dinheiro. Caso o posto se negue, você pode acionar o Procon.

Aditivo para gasolina ruim

Na maioria dos casos, o uso de aditivos não são recomendados. Porém, isso se torna uma exceção quando estamos falando sobre gasolina adulterada. Esse pequeno e poderoso produto pode ser um dos seus melhores amigos. Sua função, basicamente, é melhorar a qualidade do combustível. Além disso, ele restaura a potência e reduz a emissão de gases poluentes. Adicione um frasco de aditivo detergente em seu tanque.

Como limpar gasolina ruim?

Caso a gasolina já tenha sido gasta, você tem duas opções. A primeira é: solicite o esvaziamento para o posto em questão e reembolso. Em um mundo perfeito, o comércio deveria se comprometer a restituir o seu prejuízo.

Caso não funcione, recorra à segunda opção: corra para uma oficina mecânica. Chegando lá, solicite o esvaziamento do tanque. Outra alternativa é buscar por sua seguradora. Se você ainda não possui uma seguradora pense no lado humano, venha conhecer mais sobre nossa assistência de seguro auto.

Como denunciar um posto de gasolina com combustível adulterado?

A denúncia deve ser feita diretamente para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Isso porque esse é o órgão responsável por essa fiscalização. Caso você tenha passado por isso e queira reportar a veiculação de gasolina adulterada, denuncie aqui ou entre em contato via telefone (0800 970 0267).

Se você quer mais dicas e informações como essa, que são fundamentais para todo mundo que participa de um trânsito mais seguro, inscreva-se no canal da Justos no Youtube e ative as notificações que sempre tem novidade por lá!

Faça o teste de direção no aplicativo da Justos e descubra a sua nota de motorista suave!

#tmj 🤙

Seja recompensado por ser um bom motorista: Faça sua cotação na Justos!
FAÇA SUA COTAÇÃO

Os mais lidos